Covid-19: Moçambique vai testar eficácia de vacina contra a tuberculose
DATA
04/09/2020 17:17:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Covid-19: Moçambique vai testar eficácia de vacina contra a tuberculose

O Centro de Investigação e Saúde da Manhiça (CISM), província de Maputo, sul de Moçambique, vai estudar a eficácia de uma vacina usada contra a tuberculose no país na luta contra a covid-19, anunciou hoje a entidade.

O coordenador da Área de Pesquisa de Infeções Respiratórias Agudas no CISM, Nelson Tembe, avançou, em declarações à emissora pública Rádio Moçambique (RM), que a pesquisa vai ser realizada a partir do próximo mês em profissionais de saúde.

"Vamos ver se esta vacina vai diminuir a severidade e a incidência da covid-19. Pode ser que o resultado seja positivo", afirmou Nelson Tembe.

O investigador referiu que estudos realizados noutros países revelaram que vacinas desenvolvidas para o combate à tuberculose podem produzir resultados satisfatórios contra o novo coronavírus.

"É uma vacina contra a tuberculose, mas existe a possibilidade de ter um efeito positivo no combate à covid-19", declarou.

O CISM já reuniu todas as condições para o arranque do estudo em outubro, faltando apenas as necessárias autorizações por parte das autoridades competentes.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas