Alergia e Saúde Global dá o mote para 41.ª Reunião Anual da SPAIC em formato digital
DATA
14/09/2020 15:03:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Alergia e Saúde Global dá o mote para 41.ª Reunião Anual da SPAIC em formato digital

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) vai organizar, entre os próximos dias 24 e 26 de setembro, a sua 41.ª Reunião Anual, este ano em formato online, devido ao contexto atual de pandemia por Covid-19.

A realização do evento em formato digital, bem como a escolha do tema Alergia e Saúde Global, são justificadas pelo presidente da SPAIC, Manuel Branco Ferreira, como um reflexo da preocupação dos imunoalergologistas portugueses com “os tempos conturbados que vivemos, entre emergências climáticas e emergências pandémicas que ameaçam a saúde global da humanidade”.

“A Imunoalergologia – como área eminentemente holística do conhecimento e da praxis médica – está uma vez mais na linha da frente no reconhecimento, análise e discussão do impacto destes problemas e na procura das respetivas soluções”, destaca o especialista, na nota de boas-vindas do congresso, também assinada por Luís Delgado.

Relativamente ao formato digital, a organização admite reconhecer-lhe “algumas limitações, mas também existem vantagens, como por exemplo a possibilidade de assistir, ainda que em diferido, a todas as sessões e a todas as apresentações de comunicações científicas do congresso, algo que é impossível de fazer num congresso presencial”. 

Para o presidente da SPAIC, “se esta experiência será ou não frutuosa é algo que depende, tal como num congresso presencial, do grau de interação e de envolvimento que cada um de nós queira ter.  Esperamos que, no final, a maioria considere que valeu a pena”.

De acordo com a comissão organizadora da 41.ª Reunião Anual da SPAIC, o programa científico foi estruturado com base nas várias propostas dos grupos de interesse da SPAIC, na medida em que “os grupos de interesse são a espinha dorsal da SPAIC e que é dos grupos de interesse que desejamos que nasçam as iniciativas de investigação ou de formação multicêntricas nacionais e/ou internacionais em que a SPAIC esteja envolvida”, pode ler-se na mensagem aos sócios e congressistas.

O formato digital obrigou a SPAIC a readaptar a estrutura da Reunião Anal, estando o arranque da 41.ª edição agendado para dia 24 de setembro, com a sessão de abertura e duas sessões de comunicações orais, a que se seguem dois cursos: “Imunoterapia com Alergénios” e “Como tornar-se um Urticariologista”.

Nos dias 25 e 26 de setembro, decorrerão diferentes tipos de sessões, incluindo mesas-redondas, workshops teórico-práticos, “Meet the Professor”, simpósios e sessões plenárias, “abordando temas de grande relevância e com palestrantes de reconhecido mérito”, referem os organizadores, adiantando que “encerraremos o congresso deste ano com chave de ouro, numa parceria SPAIC-WAO (World Allergy Organization) com o tema incontornável Pandemia e Alergia.

A SPAIC relembra que se mantém a necessidade de inscrição prévia, quer nos cursos, quer nos workshops e nas sessões “Meet the Professor”, onde o número de participantes foi limitado por forma a permitir uma maior interação.

No que concerne aos trabalhos científicos, serão apresentados em sessões de comunicações orais, apresentadas live pelos seus autores, bem como trabalhos apresentados sob a forma de e-posters que estarão pré-gravados e disponíveis para visualização ao longo dos três dias de evento, permitindo uma consulta mais fácil e detalhada dos mesmos.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas