37.º ENMGF: GPS na articulação entre Dermatologia e Medicina Geral e Familiar
DATA
15/09/2020 12:46:22
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



37.º ENMGF: GPS na articulação entre Dermatologia e Medicina Geral e Familiar
A articulação entre a Medicina Geral e Familiar (MGF) e a Dermatologia é o tema a debate numa das sessões científicas do 37.º ENMGF, que se realiza no final de setembro, em formato virtual.

Intitulada “GPS na Dermatologia – Guia de Pintas e Sinais” e programada para as 18h30 do próximo dia 26, esta mesa-redonda conta com a participação da dermatologista/venereologista responsável pela Dermatologia do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Rosa Mascarenhas, e do médico de família da USF Amanhecer (ACES Gondomar), Luís Pinho Costa. A moderação estará a cargo da médica de família da USF Bom Porto (ACES Porto Ocidental), Nina Monteiro.

Pretende-se que a discussão gire em torno das lesões dermatológicas mais frequentes, mas que tantas vezes levantam dúvidas e que podem ser confundidas entre elas: nevos, dermatofibromas, queratoses seborreicas, quistos, entre outras.

Através de uma apresentação dinâmica e com recurso a imagens exemplificativas, será feita a sistematização destas lesões e discutida qual a orientação que deve ser dada a cada uma.

Estima-se que os motivos de consulta relacionados com patologias dermatológicas sejam cerca de 20% das consultas realizadas nos cuidados de saúde primários. Contudo, dada a vastidão de alterações cutâneas que podem surgir, os especialistas de Medicina Geral e Familiar podem não estar completamente familiarizados com as queixas dermatológicas que lhes surgem na prática diária. Mais ainda, diferentes patologias podem ter apresentações muito semelhantes e serem difíceis de diagnosticar.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas