Governo Regional da Madeira inaugura novo Centro de Saúde da Calheta
DATA
16/09/2020 19:05:27
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Governo Regional da Madeira inaugura novo Centro de Saúde da Calheta

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, inaugurou hoje o novo Centro de Saúde da Calheta, uma obra orçada em 3,4 milhões de euros, afirmando que é resultado da “vontade do povo” e da Santa Casa da Misericórdia da Calheta.

"Esta é uma obra que é consequência da vontade do povo, expressa de forma ancestral ao longo de séculos", declarou o governante na inauguração desta infraestrutura.

Na ocasião, Miguel Albuquerque enalteceu o papel que as Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) desempenham nos apoios sociais, na saúde e na cultura, dirigindo-se em particular à Santa Casa da Misericórdia da Calheta.

"Esta obra é uma obra da Santa Casa da Misericórdia, uma instituição notável que prestou relevantíssimos serviços ao longo de séculos ao povo da Calheta", recordou.

"Nós recusamos que o Estado deva estar presente em todos os aspetos da sociedade civil, que deva substituir as instituições tradicionais e ancestrais, que deva assumir o papel de educador da família e deva incutir nos jovens, como acontece agora nestas aulas de cidadania, princípios disfuncionais", disse, garantindo que o seu governo "é favorável e reconhece o papel das IPSS" na saúde, na cultura e nos apoios sociais, tendo orçamentado 30 milhões de euros para estas entidades.

Para Miguel Albuquerque, "o Estado não é, nem deve ser o mentor ideológico de ninguém, deve cumprir o seu papel em complemento com as instituições da sociedade civil, com as famílias e com os cidadãos".

O Centro de Saúde da Calheta é um investimento de 3,4 milhões de euros, comparticipados pelo Instituto de Desenvolvimento Regional em 85% e pela Misericórdia da Calheta, que é a dona da obra, em 15%. A nova unidade de saúde desenvolve-se numa área de 3.791 metros quadrados.

Segundo o Governo Regional, o Centro de Saúde da Calheta é um dos 16 Centros de Saúde já remodelados pelo executivo. Em remodelação estão ainda os centros de saúde da Nazaré e Dr. Agostinho Cardoso, ambos na fase final.

Desde 2015, o Governo Regional já investiu mais de 10 milhões de euros na remodelação, construção e melhorias na rede de Centros de Saúde existentes na Região Autónoma da Madeira. De acordo com o executivo, o próximo Centro de Saúde a iniciar obras de melhoria, já programadas, será o Centro de Saúde do Arco da Calheta.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas