Câmara de Coimbra esperançada que Hospital dos Covões seja “plenamente aproveitado”
DATA
21/09/2020 10:11:18
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Câmara de Coimbra esperançada que Hospital dos Covões seja “plenamente aproveitado”

O presidente da Câmara de Coimbra afirmou que está "mais esperançado" que o Hospital dos Covões seja "plenamente aproveitado", após uma reunião com o conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Manuel Machado reuniu-se sexta feira com o conselho de administração dos CHUC e com os diretores de serviços dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Hospital dos Covões.

"Estou mais esperançado que o Hospital dos Covões faça o seu caminho, que não seja desqualificado e que seja plenamente aproveitado", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que também visitou hoje o Hospital dos Covões, que faz parte do CHUC.

Segundo Manuel Machado, "há um potencial crescimento equacionado", registando abertura para uma cooperação entre o município e o conselho de administração do CHUC.

"Vi obras já realizadas de melhoria significativa, equipamentos novos e fomos informados de outras obras e de outros equipamentos que vão ali ser instalados", contou o presidente da autarquia, salientando que o Hospital dos Covões foi "vítima" durante a ‘troika', sendo necessário "recuperar desse desinvestimento e até desativação dos serviços".

Manuel Machado disse ainda que há possibilidade de ampliar a atividade dos Covões em algumas áreas, "porque espaço não falta", para além da "boa localização e boas acessibilidades".

"Há todas as condições para aumentar a capacidade de resposta", acrescentou.

Durante a reunião, o autarca defendeu ainda a "necessidade, a importância e a urgência da [nova] maternidade [do CHUC] nos Covões", afirmou.

Nos últimos meses, membros da sociedade civil, profissionais de saúde, estruturas sindicais e a Ordem dos Médicos, entre outros, têm alertado para aquilo que consideravam ser um progressivo desmantelamento do Hospital dos Covões, criticando a administração do CHUC por esvaziar algumas valências daquela unidade.

Também ao longo dos últimos meses, em resposta a essas críticas, o conselho de administração do CHUC tem reiterado que não há qualquer decisão ou intenção de desvalorizar aquele hospital.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra é constituído pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital dos Covões, Hospital Pediátrico, duas maternidades e o Hospital Sobral Cid.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas