37.º ENMGF: Arranca hoje a reunião magna dos médicos de família [COM VÍDEO]
DATA
21/09/2020 13:27:07
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




37.º ENMGF: Arranca hoje a reunião magna dos médicos de família [COM VÍDEO]

Arranca hoje, pelas 17 horas e em formato virtual, o 37.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar, inicialmente agendado para março de 2020, mas adiado devido à pandemia da Covid-19.

A sessão de abertura vai contar com a participação da ministra da Saúde, Marta Temido, e do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e decorre momentos antes da conferência inaugural, intitulada “Estratégias de comunicação em tempos de pandemia”, a cargo da professora da Universidade do Minho e colunista do Jornal de Notícias, Felisbela Lopes. No encerramento, a 1 de outubro, está já confirmada a participação do médico e recém-nomeado secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAS), António Lacerda Sales.

Organizada pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a reunião magna dos médicos de família portugueses tem como mote “MGF: Projetar 20-30” e vai abordar uma miríade de temáticas científicas e organizacionais, estendendo-se por 10 dias de trabalhos, com as sessões, conferências, debates, workshops e simpósios da indústria a decorrerem predominantemente em horário pós-laboral.

Apesar de todos os constrangimentos da formação não-presencial, o formato virtual apresenta algumas vantagens, destaca o presidente da APMGF, Rui Nogueira. Desde logo, a própria plataforma do evento – “espetacular”, nas palavras do médico de família –, bem como o facto de permitir alargar os trabalhos do Encontro Nacional por mais do que os habituais três dias e, desta forma, evitar a sobreposição de sessões. É o caso dos workshops, “sempre muito apreciados”, que neste ano têm um recorde de inscritos precisamente por não se sobreporem e por não haver a habitual limitação de número de participantes. Ainda assim, reconhece o responsável, “a realização dos workshops será por si só um desafio, na medida em que a componente prática de exercício e capacitação técnica fica obviamente comprometida”.

Outra vantagem do online é a possibilidade, para quem apresenta comunicações livres, de fazê-lo em diferido, gravando e editando a sua apresentação e, desta forma, podendo “mostrar a sua melhor versão”. Em direto acontecerá, apenas, a discussão das mesmas, nos momentos assinalados para o efeito no programa do Encontro.

Fique a par dos momentos do 37.º ENMGF que não vai querer perder, numa entrevista exclusiva a Rui Nogueira:

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas