37.º ENMGF: Que Carreiras Médicas queremos? [COM VÍDEO]
DATA
24/09/2020 18:36:22
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




37.º ENMGF: Que Carreiras Médicas queremos? [COM VÍDEO]

Repensar e reformular o relatório das Carreiras Médicas – criado por via do DL n.º 310/82 – é uma necessidade identificada pela Ordem dos Médicos (OM) e é uma preocupação partilhada pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) que, como tal, decidiu incluir no programa do seu 37.º Encontro Nacional um debate “incontornável”, intitulado “Carreira Médica – avançar é preciso!”.

Moderada pelo médico de família da USF Mondego e tesoureiro da APMGF, Miguel Pereira, a sessão online decorre a 26 de setembro, pelas 11 horas, com os contributos do médico de família da USF Norton de Matos e presidente da APMGF, Rui Nogueira, do secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, e da médica de família da USF Aquae Flaviae e membro da Comissão Executiva da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Rosa Ribeiro. Foi também convidado a participar nesta sessão o coordenador do grupo de trabalho para a reforma da carreira médica criado pela OM, Mário Jorge Neves.  

“Tornar a carreira médica mais atrativa para os jovens” é um dos objetivos subjacentes a este debate, explica Rui Nogueira. Assista à entrevista em vídeo:

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.