Covid-19: DGS autoriza presença de um acompanhante durante o parto
DATA
12/10/2020 11:28:34
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Covid-19: DGS autoriza presença de um acompanhante durante o parto

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou sexta-feira que as novas orientações sobre a gravidez durante a pandemia de Covid-19 passam a ter a indicação "inequívoca" que é autorizada a presença de um acompanhante durante o parto.

“Houve uma alteração e fica dito claramente que as unidades hospitalares devem assegurar as condições necessárias para garantir a presença de um acompanhante durante o parto”, disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pela Covid-19.

A orientação técnica sobre gravidez e parto durante a pandemia de Covid-19 foi sexta-feira atualizada pela DGS.

“Hoje emitimos uma atualização desta orientação para que fique inequívoca esta recomendação de que esteja um acompanhante durante o parto. Para tal, o acompanhante não pode ter Covid, nem ter estado com ninguém com Covid nos últimos 14 dias”, precisou Graça Freitas, esclarecendo que “apenas é permitido um acompanhante sem trocas”.

A diretora-geral da Saúde explicou que o acompanhante do parto deve estar com equipamento de proteção individual adequado, nomeadamente máscara cirúrgica, bata e proteção de calçado.

Graça Freitas realçou que o acompanhante “não deve ter contactos com outros utentes do hospital” ou com outras pessoas internadas.

A mesma responsável avançou que a DGS está a trabalhar para que sejam reforçadas e ampliadas as visitas aos doentes internados nos hospitais, sendo a recomendação básica de controlo da infeção que se evite “ao máximo o contacto com outros utentes”.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas