Covid-19: OMS e Wikipedia anunciam parceria para combater desinformação
DATA
23/10/2020 13:08:48
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Covid-19: OMS e Wikipedia anunciam parceria para combater desinformação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou ontem uma colaboração com a Wikipedia, uma enciclopédia ‘online’ de livre acesso e participação comunitária, para difusão de informação fidedigna e atualizada sobre a Covid-19, contra uma “pandemia de desinformação”.

A colaboração vai permitir disponibilizar “informação confiável sobre saúde pública” num momento em que vários países enfrentam novos e mais graves surtos de Covid-19, refere a OMS num comunicado divulgado, no qual acrescenta que a estabilidade social “depende de forma crescente da compreensão partilhada dos factos”.

“Através da colaboração, as pessoas em todo o mundo vão poder aceder e partilhar infografias, vídeos, e outros conteúdos sobre saúde pública da OMS na Wikimedia Commons, uma biblioteca digital de imagens e conteúdos multimedia de livre acesso. Com estes recursos de livre acesso, os mais de 250 mil editores voluntários daa Wikipedia podem trabalhar a partir dessa informação e expandir a página dedicada à Covid-19, que atualmente disponibiliza mais de 5.200 artigos em 175 línguas relacionados com o novo coronavírus” adianta o comunicado.

O documento refere também que os conteúdos da OMS vão também ser traduzidos para línguas nacionais e regionais com o contributo da rede global de voluntários da Wikipedia.

Segundo o comunicado, o objetivo é combater uma pandemia de desinformação, evitando o excesso de informação e a rápida disseminação de informação falsa e fabricada, garantindo que a informação sobre a pandemia assenta em informação de fontes confiáveis.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas