App CLEO chega a Portugal para apoiar quem vive com esclerose múltipla
DATA
27/10/2020 11:47:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




App CLEO chega a Portugal para apoiar quem vive com esclerose múltipla

Está disponível, desde o dia 19 de outubro, a CLEO - uma app que presta suporte diário às pessoas com esclerose múltipla (EM), bem como aos seus familiares e cuidadores. O seu lançamento deve-se à Biogen, empresa de biotecnologia pioneira nas neurociências.

A CLEO tem como objetivo facilitar o dia-a-dia dos doentes com EM e melhorar a sua qualidade de vida, permitindo a cada utilizador acompanhar o seu estado de saúde, sintomas, níveis de fadiga, esforço físico, entre outras informações que poderão, posteriormente, ser partilhadas com a equipa de profissionais de saúde que acompanham o doente.

Esta aplicação, que pode ser instalada de forma gratuita em qualquer dispositivo Android ou iPhone, permite ainda adicionar lembretes relacionados com a medicação e a marcação de consultas e exames.

A par desta funcionalidade, a empresa decidiu também disponibilizar nesta aplicação um serviço de chat, através do qual uma equipa de enfermeiros poderá responder a todas as questões do utilizador relacionadas com a doença.

De acordo com a diretora-geral da Biogen Portugal, Anabela Fernandes, “a ideia surgiu da necessidade de desenvolver uma solução simples e intuitiva que acompanhasse o dia a dia de cada pessoa com Esclerose Múltipla e lhes permitisse uma melhor gestão da sua doença, quer através da partilha de informação credível, quer a partir de um maior suporte”.

A app CLEO contém ainda um conjunto de informações, artigos e histórias de pessoas com EM, com recomendações úteis para o quotidiano dos doentes, assim como diversos programas de saúde e bem-estar, que incluem mindfullness e futuramente planos de exercício físico e nutrição validados por profissionais de saúde, e que têm como propósito ajudar as pessoas com EM a viver com maior qualidade de vida.

Já disponível em países como os Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Itália, a app CLEO chega agora a Portugal com a ambição de impactar 1000 utilizadores até ao final de 2021. A Biogen prevê atualizar a aplicação de forma regular com novos conteúdos e funcionalidades.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.