A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) considera que devem ser dadas as condições aos profissionais de saúde, “no sentido de garantirem a prestação de cuidados e de assistência aos doentes com Covid-19, mas também aos doentes que sofrem de outras patologias”.
Em comunicado, a SPP mostra-se insatisfeita pelo facto de os “doentes com patologia respiratória crónica serem internados sem a assistência da especialidade responsável”, devido ao “preenchimento dos internamentos adstritos apenas, ou de forma preferencial, aos serviços de Pneumologia”.
Deste modo, a SPP “considera ser dever das autoridades a organização dos serviços no sentido de garantirem a prestação de cuidados e de assistência aos doentes com Covid-19, mas também aos doentes que sofrem de outras patologias”.
Segundo a sociedade, “Esta situação será apenas contrariada, no contexto dramático em que nos encontramos, com uma organização racional e eficaz dos vários recursos existentes”.
Outra das preocupações da SPP é a falta de material de proteção individual, necessário para a execução de atos médicos, pois “a integridade dos trabalhadores de saúde e das suas famílias não pode ser colocada em causa por falta de material de proteção”.
A SPP refere que têm sido reportadas situações em que “os trabalhadores de saúde são colocados de forma arbitrária em enfermarias com um ratio/doente extremamente elevado.