Antiga escola no Crato vai ser transformada em extensão de centro de saúde
DATA
24/11/2020 15:12:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Antiga escola no Crato vai ser transformada em extensão de centro de saúde

Uma antiga escola primária na freguesia rural de Gáfete, no concelho do Crato (Portalegre), vai ser reabilitada para acolher uma extensão de um centro de saúde, num investimento total de 236 mil euros, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a Câmara do Crato anuncia que terá condições para avançar “em breve” com a obra da requalificação, com a aprovação da candidatura de financiamento a “85%”, que a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) “conseguiu” junto do Programa Alentejo 2020.

“A Câmara Municipal do Crato será responsável, quer pela cedência do espaço a reabilitar, quer pelo pagamento de cerca de 17.700 euros, que correspondem a 50% do valor não comparticipado (15% do custo total da obra) que será suportado em partes iguais com a ULSNA”, lê-se no documento.

De acordo com o município, as obras da nova extensão do centro saúde de Gáfete “iniciam-se em 2021” e vão permitir a deslocalização dos cuidados de saúde primários das atuais instalações para o edifício de uma antiga escola primária.

A Câmara do Crato recorda ainda no comunicado que o protocolo para a deslocação e construção desta extensão do centro de saúde já tinha sido assinado no final de 2019, pelo que a autarquia “tem agora condições” de avançar com a reabilitação do local.

“O termo de aceitação será assinado em breve e alguns procedimentos administrativos terão lugar, mas o projeto da obra já se encontra pronto”, lê-se ainda no documento.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas