ESTeSC integra rede internacional para estudo dos impactos da Covid-19
DATA
11/12/2020 14:33:23
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




ESTeSC integra rede internacional para estudo dos impactos da Covid-19

Avaliar o impacto da Covid-19 a nível mundial e propor estratégias de Saúde Pública, a implementar no futuro pós-pandemia, são os principais objetivos do projeto unCoVer que reúne 26 parceiros europeus e norte-americanos, entre os quais Portugal.

A Escola Superior Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) é um dos parceiros do projeto unCoVer que, representada pela docente Ana Lúcia Baltazar, terá a cargo o tratamento dos dados relacionados com hábitos alimentares e nutrição, sendo a única instituição portuguesa a atuar nesta área no âmbito do programa.

O projeto unCoVer, financiado em três milhões de euros pelo programa Horizonte 2020, vai basear-se na recolha e análise de dados relacionados com a prestação de cuidados de saúde e hábitos de vida em período de pandemia.

Desta forma, a rede composta por instituições de ensino, agências de saúde e hospitais vai analisar dados que se encontram dispersos e tratá-los de forma global, com o objetivo de preencher lacunas de conhecimento. Vai ainda reunir informação sobre a segurança e eficácia dos tratamentos à Covid-19, bem como sobre o impacto da doença junto da população e dos sistemas de saúde.

“Uniformizando conhecimento será possível criar evidência científica e estratificar estratégias de Saúde Pública para o futuro”, explica a docente do departamento de Dietética e Nutrição da ESTeSC, Ana Lúcia Baltazar.

Intervindo na área da Nutrição, a docente vai trabalhar dados sociodemográficos, bem como questões relacionadas com estilos de vida, nutrição e hábitos alimentares – cujos padrões terão sido alterados no contexto da pandemia. “A relação entre os novos hábitos alimentares, o estado nutricional e a Covid-19 revelam-se hoje como imperativos para o conhecimento e transposição do mesmo, bem como na identificação de estratégias em saúde”, nota, lembrando que "a pandemia Covid-19 representa um desafio global".

Liderado pelo Institute for Tropical Medicine Antwerp, o projeto unCoVer teve início a 15 de novembro e vai prolongar-se até novembro de 2022.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas