Associação Portuguesa Contra a Leucemia realiza webinar para desmistificar receios da doença
DATA
15/12/2020 15:30:16
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Associação Portuguesa Contra a Leucemia realiza webinar para desmistificar receios da doença

Desmistificar alguns receios associados ao diagnóstico do linfoma, bem como esclarecer dúvidas aos doentes, são os principais objetivos do webinar organizado pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), que se realiza no próximo dia 17 de dezembro, entre as 17h e as 20h.

A hematologista e membro do conselho de administração da APCL, Maria Gomes da Silva, afirma que “o diagnóstico de linfoma é sempre um choque para o doente e a sua família. Uma vez que são doenças oncológicas, inspiram preocupações pois estão, por vezes, associadas a tratamentos complexos, com efeitos secundários, e administrados por equipas médicas de especialistas muito diferenciados. Contudo, é importante explicar aos doentes que é possível ter bons resultados no tratamento destas patologias.”

O webinar será composto por quatro intervenções para abordar os diferentes tipos de linfomas. A sessão arranca com uma intervenção do médico João Raposo, do Hospital de Santa Maria, sobre “Linfomas não Hodgkin indolentes”.  

A segunda e terceira sessão contam com a presença de Rita Coutinho, do Hospital de Santo António e, de Marília Gomes, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), para explorar os “Linfomas não Hodgkin agressivos” e os “Linfomas de Hodgkin”, respetivamente.

A iniciativa termina com o tema “Toxicidades tardias do tratamento”, apresentado pela Dra. Francesca Pierdomenico, do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

Com moderação do jornalista Paulo Farinha, o evento conta ainda com algum tempo entre as sessões para que os doentes possam colocar as suas dúvidas, interagindo diretamente com o médico em questão.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas