Covid-19:  Portal dedicado ao processo de vacinação disponível para os portugueses
DATA
28/12/2020 09:28:32
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Covid-19: Portal dedicado ao processo de vacinação disponível para os portugueses
Os portugueses têm disponível um portal dedicado ao processo de vacinação contra a covid-19, que visa esclarecer a população sobre “todos os detalhes” da campanha que arrancou no domingo.

O Ministério da Saúde anunciou que esta página disponibiliza toda a informação sobre a vacinação através de “uma linguagem simples e clara” respondendo às principais questões que têm vindo a ser levantadas desde o anúncio da chegada da vacina a Portugal.

“A vacina é eficaz?”, “a vacina é segura?”, “quais os diferentes tipos de vacina que serão administradas em Portugal; “quais os grupos prioritários?” são alguns exemplos das perguntas colocadas e que os portugueses podem ver agora respondida no portal.

“Além da resposta a estas perguntas mais gerais existe ainda uma área nesta nova página – FAQ’s – onde se podem encontrar esclarecimentos quanto a aspetos mais específicos como os efeitos secundários das vacinas ou o que fazer após estar vacinado”, refere o Ministério da Saúde.

Entre os principais destaques da página, encontra-se uma simulação que o utilizador pode preencher para ficar a saber em que altura será chamado pelo SNS para vacinação.

Além desta ferramenta, são ainda disponibilizados os contactos e linhas de apoio que devem ser utilizados pelos cidadãos que queiram saber mais sobre o processo de vacinação.

A nova página, que já tinha sido anunciada pelo coordenador da ‘task-force’ responsável pela elaboração do Plano de Vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, está disponível no ‘site’ da Direção-Geral da Saúde e no portal do Governo “Estamos On” (https://covid19.min-saude.pt/vacinacao/) e (https://covid19estamoson.gov.pt/vacinacao-covid19/).

Ao longo de 2021, a página, que foi concebida pelo Governo em estreita articulação com a ‘task-force’, a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, contará com atualizações periódicas quanto à execução da campanha de vacinação, bem como outras notícias de relevo e informações prestadas pela ‘task-force’.

O primeiro lote da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech chegou no domingo a Portugal e contempla 9.750 doses destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

Este lote de 9.750 doses será reforçado com a antecipação da entrega de mais 70.200 doses, elevando o total disponível para administração até ao final do ano para 79.950 vacinas, segundo o Ministério da Saúde.

Entre dezembro e o primeiro trimestre de 2021, que corresponde ao período da primeira fase definida pela ‘task-force’ responsável pelo plano de vacinação, Portugal espera receber 1,2 milhões de vacinas, distribuídas por três períodos: 312.975 doses no acumulado de dezembro e janeiro, 429 mil doses em fevereiro e 487.500 em março.

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.