Hospital de Santarém disponibiliza teleconsultas em algumas especialidades
DATA
05/01/2021 16:33:35
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Hospital de Santarém disponibiliza teleconsultas em algumas especialidades

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) disponibiliza aos seus utentes teleconsultas de Medicina Física e de Reabilitação, de Ginecologia e Obstetrícia, de Pneumologia e de Medicina, serviço que prevê alargar em breve a outras especialidades.

Tendo em conta as dificuldades de acesso de alguns utentes, o serviço destina-se àqueles que “manipulam e têm ao seu dispor as novas tecnologias de informação e comunicação”, nomeadamente computador com câmara e som, sendo que a plataforma telesaúde utilizada é disponibilizada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, exigindo autorização do médico e do doente, que deve estar registado na Área do Cidadão do Portal SNS e dispor de autenticação com Chave Móvel Digital ou com Cartão de Cidadão, lê-se numa nota do HDS.

Este sistema permite ao médico aceder ao processo clínico do doente, analisar resultados e, se necessário, emitir prescrições e solicitar exames laboratoriais e radiológicos, acrescenta.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas