Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa organiza webinar sobre gripe e Covid-19
DATA
07/01/2021 11:49:57
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa organiza webinar sobre gripe e Covid-19

O Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, vai realizar um webinar, no próximo dia 13 de janeiro pelas 17 horas, sobre gripe e Covid-19 para profissionais de saúde.

Sob o mote “GRIPE E COVID19: A TEMPESTADE PERFEITA?”, o objetivo é ajudar os profissionais a conhecer as diferenças na apresentação clínica e na evolução das duas doenças.

A doença por coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), e a gripe pelo vírus influenza, são agentes patogénicos diferentes, mas têm áreas importantes em comum, sendo transmitidos através de gotículas respiratórias. A adoção de intervenções não-farmacológicas, tais como a utilização de máscaras, o distanciamento físico e social e a restrição nas movimentações, poderão ter influência na incidência de ambas as infeções. Além disso, é essencial a vacinação contra a gripe, para redução do reservatório do vírus na população, a par de campanhas com foco em grupos de risco, em particular naqueles com dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

O programa do evento vai assim colocar o foco nas diferenças entre as duas doenças, na vacinação e nas expetativas da sua eficácia.

As inscrições para o evento são gratuitas, mas obrigatórias e podem ser realizadas em  https://forms.gle/7DhyMdWvzJsc5iqw6

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas