O diretor médico da Janssen, Manuel Salavessa, estimou que as primeiras 1,25 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson podem estar disponíveis em Portugal no segundo trimestre de 2021. Os 45 mil voluntários do ensaio de fase III estão todos vacinados desde 17 de dezembro.
“Esperamos ter os primeiros resultados de fase III ainda neste mês de janeiro para se forem positivos, como esperamos, submetermos posteriormente à EMA [Agência Europeia do Medicamento] o nosso pedido de autorização”, referiu o diretor médico da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, em declarações escritas à Lusa.
O acordo entre a farmacêutica e a Comissão Europeia prevê para este ano 200 milhões de doses com uma opção de 200 milhões de doses adicionais.
Para Portugal, o diretor médico da Janssen assumiu o compromisso de 4,5 milhões de doses para 2021, das quais 1,25 milhões no segundo trimestre 2021.
“Considerando que será uma vacina de dose única, julgamos ser um contributo muito significativo em termos da população portuguesa e para o combate à pandemia”, sublinhou Manuel Salavessa.
O plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal iniciou-se a 27 de dezembro nos hospitais, abrangendo os profissionais de saúde, e já se estendeu aos lares de idosos. De acordo com os últimos dados avançados pelo Ministério da Saúde, já foram administradas 106 mil vacinas em Portugal.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.