António Horta-Osório substitui Luís Portela no Conselho de Administração da Bial
DATA
22/01/2021 15:08:38
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



António Horta-Osório substitui Luís Portela no Conselho de Administração da Bial

O gestor António Horta-Osório vai ser o novo presidente do Conselho de Administração da farmacêutica Bial a partir de abril, depois de deixar a presidência executiva do banco Lloyds, substituindo Luís Portela no cargo.

“A Bial é uma das empresas portuguesas que mais admiro e, por isso, o convite que me foi dirigido pelo Luís Portela constitui um enorme orgulho. O Luís lançou a Bial no mundo, tornando-a numa empresa internacional de renome. Desejo que a minha experiência ajude a consolidar ainda mais esse caminho”, destaca Horta-Osório, em comunicado.

O gestor substitui Luís Portela, acionista maioritário da Bial e presidente durante os últimos 42 anos.

“Esta mudança vem a ser preparada há algum tempo, visando, por escolha da minha família, o reforço da estrutura profissional que desenvolvemos, preparando a Bial para um novo patamar no contexto internacional “, afirma Luís Portela.

“Retiro-me com um enorme agradecimento à fantástica equipa que tive o privilégio e o prazer de capitanear e com a convicção de que, com o apoio de António Horta-Osório, estão criadas condições para servirmos cada vez melhor a saúde de um cada vez maior número de pessoas”, acrescenta.

O acionista maioritário já vinha a preparar, desde há alguns anos, a retirada da vida profissional antes dos 70 anos, “para se dedicar à Fundação Bial, aos livros e à família”, pode ler-se em comunicado.

A Fundação BIAL, a que continuará a presidir, foi criada em 1994 em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, com a missão de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas