Covid-19: Vacinas usadas na UE protegem contra variante britânica
DATA
27/01/2021 15:23:48
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Covid-19: Vacinas usadas na UE protegem contra variante britânica

A diretora da Agência Europeia do Medicamento (EMA), Emer Cooke, disse esta quarta-feira que as vacinas da Pfizer-BioNtech e da Moderna contra a Covid-19 são eficazes para a variante britânica.

“No que toca às duas vacinas que já foram autorizadas, pedimos às empresas para verificar o efeito das novas variantes no seu desempenho e […], de acordo com os estudos preliminares, estas vacinas continuarão a ser eficazes pelo menos relativamente à variante britânica”, declarou a responsável, em comunicado.

Emer Cooke apontou ainda que “a variante da África do Sul é mais complicada”, razão pela qual é necessário “trabalho adicional para determinar a eficácia destas vacinas” perante esta estirpe.

A diretora do regulador europeu admitiu ser “normal o surgimento de novas variantes do vírus, como acontece com qualquer outro”.

“É uma questão que preocupa a todos, como é que as vacinas vão reagir contra as novas variantes”, concluiu a responsável, em nota enviada.

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.