Covid-19: Hospitais privados com 894 camas afetas ao SNS e 230 doentes
DATA
28/01/2021 17:32:43
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Covid-19: Hospitais privados com 894 camas afetas ao SNS e 230 doentes

Os hospitais privados têm 894 camas afetas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e um total de 230 doentes internados com Covid-19, 51 em cuidados intensivos. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar.

“Face às solicitações do ministério da Saúde, das administrações regionais de saúde e dos hospitais [públicos], os hospitais [privados] têm correspondido às necessidades”, afirmou Óscar Gaspar durante uma audição na comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Adiantou que, no primeiro momento da pandemia, em março, “de acordo com o que foi solicitado pela Direção-Geral de Saúde, cinco hospitais privados foram referenciados para receber doentes com Covid, num total de 354 camas no Porto, em Lisboa e em Lagos”.

O presidente da APHP referiu que, a partir do final de outubro, os hospitais privados voltaram a ser “interpelados por parte das autoridades de saúde para um reforço da colaboração, primeiro na região Norte e, mais recentemente, na região de Lisboa e Vale do Tejo”.

Alertou ainda ser “bastante importante que, da parte da DGS, houvesse alguma indicação sobre a planificação para a primavera” do combate à pandemia.

“Daqui a menos de dois meses estamos a entrar na primavera e os planos devem fazer-se atempadamente e serem conhecidos com a devida antecedência para poderem ser levados à prática”, concluiu.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.