Roche com novo teste de antigénio rápido para a Covid-19
DATA
02/02/2021 15:46:40
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Roche com novo teste de antigénio rápido para a Covid-19
A Roche anunciou que um novo teste rápido de antigénio para diagnóstico da Covid-19, que usa amostras nasais, obteve a marcação CE e irá estar disponível em meados de fevereiro nos países que aceitem esta marcação.

“Com esta nova solução será possível proporcionar aos doentes uma experiência de diagnóstico menos invasiva. Os testes rápidos continuam a desempenhar um papel importante na luta contra a Covid-19, especialmente em locais onde os testes laboratoriais não estão disponíveis e onde são necessários resultados rápidos, tais como lares de idosos, prestação de cuidados de saúde e escolas", refere o CEO da Roche Diagnostics, Thomas Schinecker, citado em comunicado da farmacêutica.

De acordo com a empresa, o novo teste antigénio rápido, que se destina à utilização por profissionais de saúde, permitirá a recolha da amostra da zona frontal do nariz, em vez da nasofaringe, resultando num procedimento de teste simplificado e mais rápido.

“Além de ser menos invasivo, o teste também proporcionará aos doentes a opção de auto-recolher a sua amostra nasal sob a supervisão de um profissional de saúde contribuindo, assim, para a diminuição da necessidade de contacto físico, o que ajudará a reduzir o risco de exposição ao vírus das equipas de saúde”, pode ler-se em nota enviada.

Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?
Editorial | António Luz Pereira
Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?

Nestes últimos dias tem sido notícia o número de vagas que ficaram por preencher, o número de jovens Médicos de Família que não escolheram vaga e o número de utentes que vão permanecer sem médico de família. Há três grandes razões para isto acontecer e que carecem de correção urgente para conseguir cativar os jovens Médicos de Família.

Mais lidas