Covid-19: Fundação Portuguesa de Cardiologia faz alerta sobre vacinação de doentes cardíacos
DATA
11/02/2021 09:59:22
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Covid-19: Fundação Portuguesa de Cardiologia faz alerta sobre vacinação de doentes cardíacos

O presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, alerta que os doentes cardíacos devem ter prioridade no programa de vacinação contra a Covid-19, uma vez que estão em maior risco de contrair uma doença grave.

 

“Aconselhamos que todos aqueles que tenham fatores de risco (nomeadamente hipertensão) ou doença cardiovascular se vacinem na primeira oportunidade que lhes for dada”, afirma Manuel Carrageta, em comunicado.

No entanto, a Fundação Portuguesa de Cardiologia ficou igualmente preocupada porque em Portugal, ao contrário da generalidade dos países europeus, “os mais idosos não estão a ter a devida prioridade no programa de vacinação, que se limita apenas aos doentes internados em Lares”.

“Refira-se que os idosos, vivendo ou não em lares, são os mais atingidos mortalmente pela Covid-19. É de notar que 92 por cento das mortes ocorrem nos doentes com mais de 65 anos”, refere o presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Sublinha ainda que “muitos doentes, particularmente os mais jovens, apesar de atingidos pelo vírus, são assintomáticos, o que significa que muitos destes doentes, sem o saber, transmitem a doença às pessoas idosas mais vulneráveis. Contudo, se estas estiverem previamente vacinadas, o risco de apanhar a doença e morrer fica muito mais reduzido”.

O presidente finaliza salientando que a vacinação “não dispensa o distanciamento social, o uso de máscara, evitar reuniões em espaços fechados e a higiene das mãos”.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas