EUROAPI é a nova empresa europeia da Sanofi para o setor de princípios ativos
DATA
11/02/2021 11:22:23
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



EUROAPI é a nova empresa europeia da Sanofi para o setor de princípios ativos
EUROAPI é o nome para a futura empresa europeia da Sanofi, que pretende liderar o desenvolvimento, produção e comercialização de princípios ativos (API).

 

O projeto consiste na criação de uma empresa autónoma que irá conjugar as atividades comerciais e de desenvolvimento de API da Sanofi, com seis das suas instalações fabris europeias: Brindisi (Itália), Frankfurt Chemistry (Alemanha), Haverhill (Reino Unido), St Aubin les Elbeuf (França), Újpest (Hungria) e Vertolaye (França).

A nova empresa beneficiará de algumas vantagens significativas, incluindo uma ampla carteira de 200 API tanto de produtos de volume como de nicho, elevados padrões de qualidade e meios industriais, preços competitivos e tecnologias em toda a Europa, e irá beneficiar do acesso a uma extensa rede comercial que abrange mais de 80 países. Karl Rotthier foi nomeado como Diretor Executivo da EUROAPI que irá empregar cerca de 3.200 colaboradores qualificados e ficará sediada em França. 

A EUROAPI irá representar as mais modernas capacidades e tecnologias industriais, relativas aos API “made in Europe” com aproximadamente mil milhões de euros em vendas esperadas até 2022. Espera-se que ocupe o primeiro lugar em API de pequenas moléculas e o segundo lugar no mercado global de API. 

Para gerir as faltas de medicamentos que têm tido um impacto crítico nos cuidados prestados aos doentes, a EUROAPI quer garantir capacidades adicionais de abastecimento de API para a Europa e, adicionalmente, ajudar a equilibrar a forte dependência do setor em APIs provenientes de outras regiões. 

Philippe Luscan, Vice-Presidente Executivo de Assuntos Industriais Globais da Sanofi, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por anunciar a EUROAPI e dar as boas-vindas a Karl na liderança deste futuro líder do setor, uma vez que acrescenta muito valor ao nosso ambicioso projeto. A Sanofi está totalmente empenhada no sucesso da nova empresa, incluindo a criação de uma relação a longo prazo do cliente com a EUROAPI e tendo uma participação minoritária de aproximadamente 30%. Para proporcionar as melhores condições para o sucesso, a Sanofi pretende que a nova empresa esteja isenta de dívidas, para maximizar as suas futuras capacidades de investimento.”

Por seu lado, Karl Rotthier, Diretor Executivo futuro da EUROAPI declarou: “Tenho o prazer de iniciar uma nova posição na EUROAPI e espero trabalhar com os meus colegas na criação de uma empresa ágil e autónoma, capaz de materializar o seu potencial de crescimento, num mercado que cresce de forma sustentável a um ritmo de 6% ao ano. Com base num sólido legado industrial desenvolvido ao longo de décadas, bem como amplos conhecimentos e experiência, a EUROAPI irá apoiar-nos para nos ajudar a garantir uma maior estabilidade no abastecimento de medicamentos, respeitando as melhores práticas de fabrico, a milhões de doentes em todo o mundo.”

 

 

 

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas