Especialistas debatem o papel do calcifediol na imunidade em webinar promovido pelo Jornal Médico
DATA
17/02/2021 09:23:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Especialistas debatem o papel do calcifediol na imunidade em webinar promovido pelo Jornal Médico

O que se sabe sobre o papel do calcifediol na infeção em geral, incluindo a provocada por SARS-CoV-2? Este será o fio condutor do webinar que o Jornal Médico promove a 24 de fevereiro, com apoio dos Laboratórios Vitória.

A sessão congregará a visão de três especialistas: José Manuel Quesada, professor emérito da Universidade de Córdova (Espanha); Filipa Ceia, infeciologista no Centro Hospitalar Universitário São João e assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; e Fátima Godinho, assistente hospitalar graduada de Reumatologia no Hospital Garcia da Orta, em Almada.

O debate centrar-se-á no efeito do calcifediol no sistema imunitário e no seu contributo para a defesa do organismo contra a infeção.

Adicionalmente, será abordado o estudo piloto desenvolvido pelo Instituto Maimónides de Investigação Biomédica de Córdoba (IMBIC) e pelo Hospital Universitário Rainha Sofia, o qual parece indicar que a administração de uma elevada dose de calcifediol poderá reduzir a necessidade de internamento em cuidados intensivos dos doentes hospitalizados por COVID-19.

Com moderação da reumatologista Fátima Godinho, será precisamente sobre este estudo piloto que se debruçará o professor José Manuel Quesada, enquanto a infeciologista Filipa Ceia abordará o impacto da vitamina D na infeção e na imunidade.

As inscrições podem ser feitas aqui

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas