IST desenvolve sistema de Inteligência Artificial que deteta Covid-19 em raio-X ao tórax
DATA
17/02/2021 14:41:05
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




IST desenvolve sistema de Inteligência Artificial que deteta Covid-19 em raio-X ao tórax

Uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico (IST) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) está a desenvolver, em conjunto com Hospital da Luz, o DeepPathCOVIDx, um sistema de análise das radiografias torácicas que estima a probabilidade de as mesmas terem as propriedades que caracterizam um doente com Covid-19.

A criação de modelos de inteligência artificial que “identifiquem características radiológicas da Covid-19 em imagens de raio-X torácico permite, em combinação com outra informação clínica, ajudar na tomada de decisão de casos suspeitos, assumindo-se com uma importante e útil ferramenta de apoio ao trabalho dos profissionais de saúde”, explica o IST, em comunicado.

“O objetivo central é a ferramenta poder determinar, autonomamente, e com elevado grau de certeza, se uma radiografia corresponde a um paciente com Covid, a partir de raios-X torácicos e qual a severidade da doença”, refere Arlindo Oliveira, docente do Técnico e o investigador responsável pelo projeto.

O sistema, já verificado com bases de dados públicas, está, atualmente, a ser testado “com os dados fornecidos pelo Hospital da Luz e Hospital Beatriz Ângelo”, tal como partilha Arlindo Oliveira.

“Os dados fornecidos pelos parceiros permitir-nos-ão testar a precisão do modelo, que será, se bem-sucedido, integrado no fluxo normal de admissão de pacientes”, sublinha.

A equipa de investigação conta com o docente Bruno Martins e os engenheiros Mário Cardoso e João Cardoso. Integram também este grupo de trabalho multidisciplinar médicos radiologistas, médicos dos serviços de urgência do Hospital da Luz Lisboa e do Hospital Beatriz Ângelo, especialistas em ergonomia e fatores humanos, especialistas em sistemas de informação e gestores.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas