Portugal mais do que duplicou exportações em saúde na última década
DATA
19/02/2021 14:22:08
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Portugal mais do que duplicou exportações em saúde na última década

As exportações em saúde cresceram 150% na última década em Portugal, atingindo os 1.749 milhões de euros em 2020, o que, para o Health Cluster Portugal, demonstra a resiliência do setor.

Segundo os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tendo como fonte o Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações em saúde cresceram, em 2020, 11,11%, em contraciclo com a balança comercial portuguesa que decresceu 10%.

Em comunicado, o diretor executivo do Health Cluster, Joaquim Cunha, refere “há um forte potencial de desenvolvimento da saúde, como os números têm demonstrado, apesar do setor ter vindo a ser fustigado com políticas públicas erradas que não reconhecem a sua importância económica e social e não promovem o investimento”.

“Este crescimento pode, ainda, ser maior assim que sejam criadas as condições necessárias. Para isso é determinante olhar para a saúde como investimento e não como despesa”, acrescenta.

Os valores de crescimento da saúde estão fortemente consolidados nos produtos farmacêuticos de base que aumentaram mais de 25% e em preparações farmacêuticas, que cresceram 11,02%. Em 2019 as exportações em saúde ultrapassaram os 1.500 milhões de euros, já em 2020 atingiram os 1.749 milhões.

Em Portugal a saúde representa um volume de negócios anual na ordem dos 30 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de nove mil milhões, envolvendo perto de 90 mil empresas e empregando quase 300 mil pessoas, pode ler-se em nota enviada.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas