O estado da arte dos oligossacáridos do leite humano vai estar em foco no webinar que o Jornal Médico promove a 10 de março, com o apoio do Grupo Alter.
Os mais recentes desenvolvimentos relativos aos benefícios destas estruturas na programação da saúde e a vantagem da sua utilização na alimentação infantil serão analisados pela Prof.ª Doutora Carla Rêgo, pediatra do Hospital CUF Porto e investigadora do CINTESIS da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, contando com a moderação do Prof. Doutor Paulo Oom, diretor do Departamento de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo.
O debate centrar-se-á em três ângulos, à luz do conhecimento científico atual: 1) a composição do leite humano; 2) os oligossacáridos do leite humano: diversidade e funções; 3) os benefícios da incorporação do 2FL e LNnT nas fórmulas infantis.
Os oligossacáridos são moléculas bioativas existentes no leite humano que promovem o estabelecimento de uma microbiota intestinal saudável, estimulando a maturação do sistema imunitário e protegendo o lactente contra infeções.
O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.