DGS inicia trabalhos para o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes
DATA
24/02/2021 15:51:54
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



DGS inicia trabalhos para o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS), iniciou os trabalhos para o novo Plano Nacional para a Segurança dos Doentes (PNSD) 2021-2026, dando seguimento ao projeto de melhoria contínua da segurança do doente, dos profissionais de saúde e, consequentemente, do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“De forma a apoiar e acompanhar o processo de elaboração do PNSD 2021-2026, a DGS estabeleceu uma parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e com a Escola Nacional de Saúde Pública, tendo constituído um grupo de trabalho consultivo”, anuncia a DGS, em comunicado. 

Sublinha ainda que se pretende que este seja “um processo conjunto com os diferentes parceiros da saúde, e que daqui resulte um PNSD integrador e agregador que dê resposta às necessidades concretas da Saúde”.  

O anterior plano 2015-2020 foi apresentado em 2015, encontrando-se em fase de avaliação. O PNSD 2021-2026 será apresentado este ano.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas