Prémio apoia projetos que contribuam para retoma dos cuidados de saúde em Portugal
DATA
03/03/2021 10:33:25
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Prémio apoia projetos que contribuam para retoma dos cuidados de saúde em Portugal

A Boehringer Ingelheim, com o apoio da Ordem dos Médicos, criou o “BI Award for Innovation in Healthcare 2021” para ajudar a melhorar os cuidados de saúde em Portugal, dando vida a ideias inovadoras e apoiando a sua concretização.

“Pretendemos com o BI Award for Innovation in Healthcare contribuir para a retoma dos cuidados de saúde em Portugal e, além de um prémio em valor monetário, o nosso objetivo é promover a implementação de alguns dos projetos apresentados de forma a impactar positivamente a saúde dos portugueses”, refere a Head of Market Access & Public Affairs da Boehringer Ingelheim Portugal, Vanessa Jacinto, em comunicado.

“A situação que vivemos é crítica e os doentes em espera para consultas, exames e cirurgias adiados são apenas a ponta do icebergue. Precisamos de um verdadeiro plano de recuperação que revolucione procedimentos e invista em soluções inovadoras para um problema que vai muito para além dos que já tínhamos no passado”, reforça o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

Sublinha ainda que “a Ordem dos Médicos está desde o primeiro momento preocupada com os doentes não Covid e espera que este prémio seja uma semente positiva no caminho que temos pela frente e que acreditamos passar pela liderança clínica”.

De acordo com a comissão organizadora, a iniciativa “assenta num formato de trabalho colaborativo (Hackathon), com as equipas candidatas, compostas por três a seis membros, a serem apoiadas por um grupo de mentores especializados e alinhados com os temas estratégicos deste prémio”.

A competição associada ocorrerá de 21 a 23 de maio, durante um evento de hackathon, no qual os participantes se reúnem para resolver problemas sobre um tema específico, num curto espaço de tempo, envolvendo momentos de criação de ideias, construção de um protótipo (quando aplicável), validação, desenvolvimento de um roadmap futuro e uma apresentação do projeto.

Para além de um prémio em valor monetário, a iniciativa pretende integrar os projetos vencedores num ecossistema adequado à sua aplicação que permitirá a contribuição direta para a sociedade e a saúde dos portugueses, pode ler-se em nota enviada.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas