FMUP lança curso de Nutrição Clínica na MGF
DATA
05/03/2021 14:07:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



FMUP lança curso de Nutrição Clínica na MGF
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) abriu um curso de “Nutrição Clínica na Medicina Geral e Familiar (MGF)”, inteiramente online, destinado a licenciados ou detentores de mestrado integrado em medicina, enfermagem ou farmácia. O curso vai decorrer entre 8 de maio e 26 de junho.

“A nutrição saudável requer o suprimento de quantidades apropriadas de vitaminas, minerais, fibras, água, hidratos de carbono, proteínas, gordura e outros micronutrientes para as células e o organismo manter a vida e a saúde do indivíduo. A nutrição é transversal em todas as fases da vida – preconceção, infância, vida adulta e no idoso”, explica a FMUP, em comunicado.

Sublinha ainda “a prevalência mundial das doenças não transmissíveis, como por exemplo a obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doença cardiovascular e doença cerebrovascular- doenças de natureza crónica e que se manifestam sobretudo na vida adulta- é um grave problema de saúde publica”.

Neste curso serão abordados muitos outros temas, como a avaliação nutricional, a nutrição ao longo do ciclo da vida, a intervenção nutricional na doença, seja, oncológica, gastrointestinal, cardiovascular, renal ou hepática e alergias alimentares.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas