Cuidados paliativos: Fundação “la Caixa” promove concurso para apoio a projetos inovadores
DATA
09/03/2021 11:31:54
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Cuidados paliativos: Fundação “la Caixa” promove concurso para apoio a projetos inovadores
A Fundação “la Caixa”, através do Programa Humaniza, lançou um concurso dirigido a entidades com reconhecida intervenção no âmbito de doenças avançadas, entre as quais entidades públicas do setor da saúde, para incentivar e financiar a implementação, em Portugal, de projetos inovadores de intervenção em cuidados paliativos. O prazo de candidaturas decorre até dia 25 de março.

O apoio a conceder ao abrigo do concurso incide sobre projetos em cinco grupos identificados como vulneráveis: pessoas com demência, adultos com doenças neurodegenerativas, crianças com doenças crónicas complexas, pessoas com mais de 80 anos e cuidadores informais. Será preferencialmente selecionado um projeto em cada um dos referidos grupos, perfazendo um total de cinco projetos de intervenção direta.

O objetivo principal dos projetos a apoiar é transformar o conhecimento e a capacidade de atuação nos cuidados paliativos em grupos particularmente vulneráveis, servindo os projetos como modelo ou referência para outros no futuro na sua área específica de atuação, com vista à melhoria do apoio integral prestado desde o diagnóstico ao luto.

Os projetos serão apoiados até um montante máximo de 25.000 € por ano, a determinar de acordo com a sua dimensão final.

Cada projeto terá a duração de um ano, com possibilidade de renovação por um período máximo de três anos, dependente do cumprimento dos objetivos e dos resultados propostos pelas entidades candidatas e aprovados pela Fundação “la Caixa” no âmbito do processo de candidatura, sendo feitas avaliações anuais em cada um dos projetos.

O Regulamento do Concurso pode ser consultado em https://fundacaolacaixa.pt/pt/. A apresentação da candidatura deverá ser feita preenchendo o formulário que se encontra na plataforma “online” em www.concursosbpifundacaolcaixa.pt.

Criado em 2018 para a realidade específica em Portugal, o Programa Humaniza da Fundação “la Caixa” pretende reforçar o apoio integral a pessoas com doenças avançadas e seus familiares no sentido de tornar os cuidados paliativos um exemplo de apoio humanizado na saúde e sociedade portuguesa.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.