Um compromisso com a educação médica
DATA
16/03/2021 11:40:55
AUTOR
Manuel Salavessa, Medical Affairs & Regulatory Director da Janssen
ETIQUETAS



Um compromisso com a educação médica

Na Janssen, temos o compromisso com os profissionais de saúde, nas áreas terapêuticas em que atuamos, de garantir uma atualização científica continua, através de um programa de educação médica de elevada qualidade, relevante e inovador, quer em conteúdo, quer na experiência educacional.

O nosso programa de educação médica procura ir ao encontro de necessidades formativas identificadas, aplicando os níveis de evidência mais adequados de forma equilibrada e objetiva e proporcionando uma aquisição de conhecimento científico relevante para a otimização dos cuidados de saúde.

No tratamento da doença psoriática, psoríase e artrite psoriática, é muitas vezes importante uma abordagem multidisciplinar, envolvendo as especialidades de Dermatologia, Reumatologia e Medicina Interna. A investigação e o desenvolvimento de novas terapêuticas biotecnológicas têm contribuído para um melhor conhecimento da imunopatogenia da doença, e o uso apropriado das diversas opções terapêuticas disponíveis tem-se revelado fundamental para um tratamento mais eficaz e para a melhoria da qualidade de vida dos doentes com esta patologia.

Considerando a importância desta colaboração interdisciplinar na gestão dos doentes com doença psoriática, no decorrer de 2021, a Janssen planeia realizar diversas atividades de educação médica com o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio de conhecimento entre especialistas nas áreas de Dermatologia, Reumatologia e Medicina Interna, procurando, assim, contribuir para a otimização da abordagem terapêutica do doente psoriático.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.