A importância da estreita colaboração com a Reumatologia
DATA
16/03/2021 11:49:27
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




A importância da estreita colaboração com a Reumatologia

“A existência de recomendações para o tratamento da psoríase é uma iniciativa importante que contribui para a uniformização da prática clínica e assume particular relevância quando as opções terapêuticas se tornam mais diversificadas, ajudando na sua hierarquização”, afirma a reumatologista Elsa Sousa, assistente hospitalar graduada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a propósito das novas guidelines emitidas pelo Grupo Português de Psoríase.

A especialista nota ainda que estas recomendações asseguram a contextualização de fármacos aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos à realidade nacional.

No que toca à sua importância para a Reumatologia, no contexto da artrite psoriática, sublinha que esta é uma doença reumática que se caracteriza por uma grande heterogeneidade de fenótipos musculoesqueléticos e cutâneos, alguns de díficil tratamento. “A artrite psoriática e a psoríase partilham vias fisiopatológicas, contudo a maior prevalência, acessibilidade tecidular e facilidade em avaliar a psoríase enquanto endpoint de eficácia de ensaios clínicos favorece que fármacos inovadores, em particular nos últimos anos, sejam primeiramente avaliados em doentes com psoríase e só posteriormente nas manifestações da artrite psoriática”, afirma, sublinhando: “É, por isso, sempre muito interessante acompanharmos o desenvolvimento e a aprovação de novos fármacos para o tratamento da psoríase e compreender sua aplicação na prática clínica pelos colegas de Dermatologia; tendo em vista o objetivo comum de ambas as especialidades, de induzir a longo prazo a remissão das diferentes manifestações da doença."

Precisamente, a propósito do contributo para uma melhor abordagem integrada entre a Dermatologia e a Reumatologia, Elsa Sousa realça que as duas especialidades “trabalham já em grande proximidade na avaliação de doentes com doença psoriática em diversos centros a nível nacional”. “Estas recomendações alertam especificamente para a importância do rastreio de manifestações de artrite psoriática em doentes com psoríase e sublinham a importância da estreita colaboração com reumatologistas na presença de manifestações musculoesqueléticas”, conclui.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: