"Estas recomendações permitem sistematizar a abordagem terapêutica dos doentes com psoríase"
DATA
16/03/2021 12:34:21
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




"Estas recomendações permitem sistematizar a abordagem terapêutica dos doentes com psoríase"

As novas recomendações portuguesas para o tratamento de doentes com psoríase com terapêutica biológica são “bastante completas”, permitindo sistematizar a abordagem, em particular no que toca à psoríase grave, afirma o dermatologista Tiago Torres, um dos autores do documento emitido pelo Grupo Português de Psoríase.

Constituem uma atualização das recomendações de 2021: “Desde então, foram aprovadas múltiplas terapêuticas biológicas, de várias classes terapêuticas, com mais eficácia e mais segurança, que nos permitem tratar o doente de uma forma muito eficaz e devolvendo a qualidade de vida aos doentes com psoríase”, sustenta.

De acordo com o especialista, são “bastante completas”, na medida em que incluem não só recomendações terapêuticas, mas também que doentes têm indicação para terapêutica biológica, e que avaliação deve ser feita antes e durante o tratamento.

Um ponto novo é a inclusão de objetivos terapêuticos a procurar na abordagem destes doentes, essencialmente porque “as novas terapêuticas biológicas são muito mais eficazes do que as antigas e permitem atingir uma resposta mais elevada”.

 

Portuguese recommendations for the treatment of psoriasis with biologic therapy.

Torres T, Tavares Bello R, Paiva Lopes MJ, Menezes Brandão F, Ferreira A, Ferreira P, Varela P, Sousa Basto A, Pereira M, Selores M, Marques Pinto G, Pinto Soares A, Filipe P. Eur J Dermatol. 2020 Dec 1;30(6):645-654. doi: 10.1684/ejd.2020.3945.

 

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.