Despesa do SNS com crescimento de 10,5% no início do ano
DATA
25/03/2021 14:46:16
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Despesa do SNS com crescimento de 10,5% no início do ano

A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) cresceu 10,5% nos primeiros dois meses do ano, atingindo um valor de 1876 milhões de euros em consequência da pandemia de Covid-19, indicam dados oficiais divulgados.

 

“A despesa do SNS está a crescer a um ritmo recorde, em consequência da pandemia de covid-19. Em janeiro e fevereiro de 2021 a despesa está a crescer 10,5%, tendo atingindo 1876 milhões de euros nestes dois primeiros meses do ano”, referem os dados do Ministério das Finanças.

Segundo os mesmos, para este aumento contribuiu o “crescimento muito elevado das despesas com pessoal” do SNS, que, em janeiro e fevereiro, aumentaram 10,1%, o que representou mais 77,7 milhões de euros.

“As entidades do SNS apresentam um crescimento em termos homólogos do número de profissionais de 8%”, o equivalente a mais 10796 trabalhadores do que no ano anterior, entre os quais mais 3504 enfermeiros e mais 3934 assistentes operacionais.

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.