Curso de Atualização em Psiquiatria para especialistas em Medicina Geral e Familiar
DATA
30/03/2021 12:43:08
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Curso de Atualização em Psiquiatria para especialistas em Medicina Geral e Familiar

Um grupo de médicas especialistas em Medicina Geral e Familiar e Internas de Psiquiatria estão a organizar um Curso de Atualização em Psiquiatria para Medicina Geral e Familiar, “Saúde Mental dos 0 aos 100”, que decorrerá de 5 de abril a 3 de maio em formato online.

Em comunicado, a comissão organizadora, refere que “em Portugal, a doença mental é uma das principais causas de incapacidade e um dos motivos mais frequentes de consulta em Medicina Geral e Familiar” e que “os médicos de família são muitas vezes o primeiro contacto com diversas famílias pelo que o seu papel na identificação de disfuncionalidades torna-se fulcral, nomeadamente a nível da saúde mental, desde a infância até à velhice”.
“Desta forma, desenvolvemos este Curso de Atualização em Psiquiatria para Medicina Geral e Familiar com o intuito de promover formação para Médicos Internos e especialistas em Medicina Geral e Familiar, desde o diagnóstico à intervenção em crianças, adolescentes, adultos e idosos com patologia mental ou que estão em situações de risco associadas”, explicam.

O curso tem como objetivo “rever as características clínicas e diagnósticas das principais perturbações mentais (em todas as idades) em Cuidados de Saúde Primários, explorar o papel do Médico de Família na abordagem de perturbações mentais, tanto na intervenção clínica direta como no encaminhamento para outra especialidade (quando, como, e para onde), analisar o papel do Médico de Família em situações de risco associadas à saúde mental e intervenção familiar e explorar diferentes abordagens terapêuticas nas principais perturbações mentais (em todas as idades) em Cuidados de Saúde Primários”.

Este incluirá duas abordagens metodológicas: Seminários focados nos “principais tópicos do programa do curso” e casos clínicos que vão permitir “a aplicação dos conceitos abordados nos seminários em situações clínicas específicas baseadas na experiência clínica da vida real”.

A comissão organizadora conta com Inês barroca, médica Interna de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Catarina Melo Santos, médica Interna de Psiquiatria no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Inês Jorge Figueiredo, médica Especialista em Medicina Geral e Familiar no ACES Dão Lafões e Lúcia Costa, médica Interna de Psiquiatria no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas