×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
APAH divulga vencedores da bolsa “Capital Humano em Saúde”
DATA
05/04/2021 09:54:00
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



APAH divulga vencedores da bolsa “Capital Humano em Saúde”

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) divulgou os vencedores da bolsa “Capital Humano em Saúde” que tem como objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O júri, presidido por Alexandre Lourenço, presidente da APAH, integrou os Bastonários da Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Psicólogos, selecionou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM).

Em comunicado, a APAH revela que o projeto do CHUA que foi “desenhado como um potenciador da felicidade dos colaboradores, o ‘Centro de (Des) Envolvimento Humano para a Saúde’, com polos no Sotavento e no Barlavento, pretende ser uma incubadora de projetos e ações que se desenrolam em torno de três eixos concretos: o Espaço  Potencial Humano, com ações de acompanhamento individualizado; o Espaço Pausa Consciente, com atividades e práticas integradoras para a saúde; o Espaço Somos Um, que integrará atividades formativas e de lazer que promovam o sentimento de pertença e potenciem o valor da equipa”.

“Cuidar, valorizar, potenciar o fator humano, como forma de contribuir positivamente para o sentimento de pertença institucional, integrando o sentido de alinhamento organizacional – é este o objetivo do CHUA com a implementação deste projeto”, acrescenta.

No que diz respeito ao projeto da ULSM, a associação explica que o “objetivo da implementação é aumentar a satisfação e a motivação dos colaboradores, quer pela melhoria da comunicação, quer pelo incentivo à participação ativa de todas as pessoas da ULSM, em consonância com a sua cultura organizacional, tornando-a mais sustentada e alinhada com os princípios da qualidade e governação clínica, da segurança, da humanização, da igualdade e da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal”.

Os dois projetos serão implementados em 2021, com o apoio de consultoria especializada da nobox, que lhes permitirá acelerar a implementação do projeto. Este apoio contempla um apoio técnico de consultoria à implementação dos projetos e um programa de formação, que abordará temas de liderança pessoal e de equipas, construção de uma cultura de inovação e alinhamento organizacional.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas