FMUC organiza 10.º Congresso In4Med
DATA
06/04/2021 10:54:51
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


FMUC organiza 10.º Congresso In4Med
Um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) está a organizar o Congresso In4Med, um evento anual na área médico-científica, cuja décima edição decorrerá entre os dias 8 e 11 de abril de 2021, em Coimbra.

“Com transmissão por streaming a partir do Hotel Dona Inês, decisão tomada devido à situação pandémica que vivemos, terá como lema ‘Take the Lead, Risk to Achieve’, numa clara alusão à necessidade de sair da nossa zona de conforto, de assumir o controlo dos nossos objetivos, tornando-nos nos profissionais de saúde de amanhã”, explica a comissão organizadora, em nota enviada.

“A X edição pretende superar tudo aquilo que já foi feito. É o culminar de uma década deste projeto, que começou na mente de jovens como eu, que um dia se lembraram de criar um Congresso Médico-Científico feito de estudantes e para estudantes. A evolução tem sido notável e este ano pretendemos inovar ainda mais”, sublinha Ricardo Toipa Lopes, estudante do 5º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e coordenador geral deste projeto do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC).

Considera ainda que “contactar com áreas e temas menos abordados ao longo do percurso académico é um importante complemento, seja para a educação médica, e outras áreas científicas, como para o desenvolvimento pessoal”.

No sentido de apresentar um leque de especialidades e áreas médicas, a edição contará com a intervenção de oradores (médicos e cientistas) inseridos em três painéis – Facing the Invisible, na área da Infecciologia; Stepping into the Future, acerca da constante inovação em Medicina; e (Re)Designing You, no ramo da Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.

“Quanto ao debate, o tema deste ano é “medical Cannabis: are you in or out?”. Desde a sua legalização em 2019, a aplicabilidade da cannabis para fins terapêuticos tem sido alvo de muita controvérsia. Queremos explorar quais os motivos para que o seu crescimento não tenha ocorrido como esperado, entender verdadeiramente quais as suas vantagens e desvantagens, bem como quais as indicações e critérios para a sua utilização”, esclarece a comissão organozador.

Os participantes terão acesso a 47 workshops, que oscilarão entre a aprendizagem de técnicas cirúrgicas, técnicas de comunicação com os doentes, de resposta em situação de emergência e de investigação.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas