SPDMov: congresso com mais de 10 horas de temas sobre doenças do movimento
DATA
08/04/2021 17:00:38
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




SPDMov: congresso com mais de 10 horas de temas sobre doenças do movimento

A SPDMov- Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento realiza o seu congresso anual com mais de 10 horas de temas e debates sobre as doenças do movimento, nos próximos dias 10 e 11 de abril, em formato online.

O evento coincide com a comemoração do Dia Mundial da doença de Parkinson, doença ainda sem cura. Esta patologia foi descrita por James Parkinson em 1817, na publicação “An Essay on the Shaking Palsy”.

Contextualizando o tema da sessão, a SPDMov nota que em Portugal existem cerca de 20 000 pessoas e mais de 6 milhões em todo o mundo a padecer desta doença.

O congresso será composto por debates, simpósios e workshops com especialistas da área. “A doença de Parkinson começa no intestino? Sim ou não? O que são distonias e ataxias? A pandemia da Covid-19 está a afetar os doentes com Parkinson e outras doenças do movimento? Como se estão a adaptar os médicos e especialistas das doenças do movimento a este problema acrescido da Covid-19 na relação com os doentes? O que nos diz a ciência sobre uma possível ligação entre covid-19 e doença de Parkinson? Como foi possível desenvolver uma vacina tão depressa? Que esperança teremos no futuro relativamente às doenças do movimento?” são alguns dos pontos debatidos na sessão, destaca a SPDMov em nota enviada.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas