Jornadas “MGF Além-Fronteiras”: Programa equilibrado entre a MGF e a originalidade
DATA
12/04/2021 11:06:55
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Jornadas “MGF Além-Fronteiras”: Programa equilibrado entre a MGF e a originalidade

Um grupo de médicos internos de Medicina Geral e Familiar dos concelhos de Santa Maria da Feira, Ovar e São João da Madeira vão realizar, nos dias 15 e 16 de abril, as Jornadas “MGF Além-Fronteiras”, em formato online. Em entrevista ao Jornal Médico, a comissão organizadora explica que um dos grandes desafios foi criar “um programa que conseguisse equilibrar, por um lado, o interesse no âmbito da Medicina Geral e Familiar, tendo em conta a relevância que cada tema assume na prática clínica de um médico de família, e, por outro, a sua originalidade”.

 

“Quisemos ir ‘além’ do óbvio e decidimos escolher temas ‘além’ do habitual. Quando em dúvida entre diferentes temas pertinentes, deixamos que a originalidade fosse o critério discriminador e é nossa convicção que estas escolhas tornaram o nosso programa muito apelativo, mesmo para quem passou o último ano a assistir a muitos e diversos webinars, jornadas e congressos online”, frisa a comissão organizadora.

Em debate vão estar temas além do habitual no âmbito da Medicina Geral e Familiar, tendo em conta a pratica clínica. “Não é fácil destacar temas dentro da diversidade que conseguimos reunir, mas se o tivéssemos de fazer diríamos que as mesas redondas ‘Sexologia na 3.ª Idade’ e ‘Exaustão do Cuidador’ e o workshop ‘Mindfulness em Saúde’ são talvez os que menos provavelmente terão visto abordados noutros eventos do género”, sublinha.

“São assuntos pouco abordados na nossa formação pré-graduada e sobre os quais ainda persistem vários mitos, preconceitos e tabus a quebrar”, reitera.

Estas jornadas médicas surgiram “inicialmente em conversa informal entre alguns dos membros da comissão organizadora no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV)”, onde realizam a maioria dos estágios hospitalares.

“Apercebemo-nos que tínhamos alguns pontos em comum: a juvenilidade, a curiosidade, a proatividade, o interesse, a motivação, a procura por saber mais e melhor e que, com isso, queríamos e podíamos marcar pela diferença e construir algo distinto, algo que abordasse alguns temas ‘para além’ dos temas habituais”, explica a comissão organizadora.

Elucida ainda que o facto de serem de regiões diferentes “acabou por ser um dos principais fatores para o nascimento das jornadas” tentando que essa “representatividade de diferentes realidades e perspetivas estivesse também transparente na sua organização e programa”.

Com estas jornadas, a comissão organizadora refere que pretende “não só rever e atualizar a teoria, como também ajudar e dar ferramentas aos colegas para que possam aplicar estes conhecimentos na prática clínica”.  

“Por outro lado, estas mesmas limitações foram não só também um incentivo para procurarmos temas mais atrativos e atuais, mas também para darmos maior destaque às capacidades dos nossos convidados como oradores, para além do conhecimento científico sobre os temas”, frisa.

A organização reitera ainda que, “sendo a MGF a especialidade médica mais próxima da unidade familiar e comunitária dos doentes, os desafios dos internatos são muito dependentes de todos estes fatores e é muito difícil, enquanto grupo e até indivíduos, discriminar os maiores desafios do internato de MGF”.

“Um dos maiores, talvez, é a grande dificuldade que todos sentimos em mantermo-nos em constante atualização em áreas médicas muito distintas, extensas e, muitas vezes, com fontes muito dispersas, que acaba por ser também uma das motivações para esta organização”, remata.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas