Especialistas debatem a terapêutica tópica da psoríase em webinar promovido pelo Jornal Médico

A terapêutica tópica da psoríase, apontada como um “novo paradigma” na abordagem a longo prazo, vai estar no centro do próximo webinar do Jornal Médico, agendado para dia 20 de abril, pelas 21h00.

A sessão vai contar com a presença dos dermatologistas Dr. Paulo Varela, do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, e Dr. Pedro Ponte, da Unidade de Dermatologia do Hospital Lusíadas Lisboa, que irão partilhar as suas visões acerca da temática.

O Dr. Paulo Varela vai abordar os pontos-chave da utilização da terapêutica tópica a longo prazo, bem como os mecanismos subjacentes à recorrência da psoríase, respondendo à questão: Porquê tratar a “pele saudável”?

Neste seguimento, o Dr. Pedro Ponte falará sobre o estudo PSO-LONG, que incide no tratamento tópico da psoríase a longo prazo com Enstilar®.

Realizado com o apoio da LEO Pharma, o webinar terá ainda um espaço final de discussão – cerca de 15 minutos –, em que os dermatologistas procurarão esclarecer as dúvidas colocadas pela audiência, através do chat da plataforma.

Paulo Varela é assistente Hospitalar Graduado de Dermatovenereologia no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG), coordenador da Consulta de Fototerapia e da Teledermatologia e é ex-coordenador da Consulta de Lesões Pigmentadas. No seu currículo tem também a Comissão de Farmácia e Terapêutica do CHVNG, da qual foi membro de 22 de maio de 2018 a 3 de julho de 2020 e a direção do Centro de Ambulatório do CHVNG, de 12 de fevereiro de 2015 a 18 de julho de 2017. No triénio 2014-2016, foi membro Consultivo ao Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Pedro Ponte é também membro da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), da International Dermoscopy Society, da Sociedade Portuguesa Interdisciplinar de Laser Médico e da European Academy of Dermatolology and Venereology. Entre 2015 e 2016, foi secretário-geral da SPDV e, atualmente, é coordenador do Serviço de Dermatologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

Assista ao webinar aqui.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas