A MSD Portugal vai organizar o webinar “Diabetes through the pandemics - How are we handling it?”, no dia 27 de abril, focado na análise do impacto da pandemia no tratamento de pessoas com diabetes e na discussão de alternativas encontradas pela classe médica para controlar a doença.
De acordo com a MSD Portugal, em nota enviada, todos os anos são contabilizados cerca de 60 a 70 mil novos casos, a maioria do tipo 2. Segundo dados apresentados no Consórcio Europeu de Enfermeiros Especialistas em Diabetes, também existe um acréscimo dos problemas clínicos nestes doentes, sendo fundamental analisar como é possível reduzir este impacto e manter a qualidade de vida do doente.
A sessão irá contar com a participação do coordenador do Núcleo de Estudos de Diabetes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), Estevão Pape, do presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), Jácome de Castro e do presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), João Filipe Raposo.
Esta sessão encerra o ciclo de webinars VERTIS CV, que teve duas sessões dedicadas à análise dos resultados do ensaio clínico VERTIS CV a nível cardiovascular e renal em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.