CPC regressa com programa científico de referência internacional
DATA
26/04/2021 12:13:10
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


CPC regressa com programa científico de referência internacional

O Congresso Português de Cardiologia (CPC) vai realizar-se entre 30 de abril e 2 de maio, com um programa científico de referência internacional. Sob o lema “Sinergias em Cardiologia, ponte para o futuro” contará com oradores de todas as áreas da cardiologia, mas também da medicina interna, intensivismo, medicina geral e familiar.

“O CPC é um espaço de partilha e inovação e tudo isso contém o potencial de salvar vidas. É um momento de desenvolvimento profissional para todos os participantes e um passo em frente na proteção da saúde pública”, afirma a vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, que preside ao CPC2021, Regina Ribeiras, em comunicado,

Adianta ainda que o “CPC2021 não é apenas para médicos cardiologistas. É para todos os profissionais da área da saúde que queiram fazer parte da criação e disseminação da melhor de evidência científica”.

O CPC 2021 terá também espaço para uma especial homenagem a duas cardiologistas que ocorrerá na cerimónia de encerramento: Fernanda Sampaio e Júlia Maciel. Tratam-se de duas mulheres cardiologistas, “com um trajeto profissional ímpar e que constituem um estímulo para as mulheres cardiologistas de hoje e do futuro”.

Além do impacto da Covid-19 no doente cardiovascular, o destaque vai também para o tema das cardiopatias congénitas, que estarão representadas em três sessões, incluindo uma conferência que alia a fisiologia à abordagem clínica dos doentes com circulação de Fontan.

No âmbito da Hipertensão Pulmonar vão estar em debate os novos horizontes na abordagem diagnóstica e terapêutica com reputados especialistas internacionais. Vai ainda ser possível assistir a várias sessões multidisciplinares sobre cirurgia cardíaca, nas quais diversos cirurgiões irão partilhar experiências e importantes avanços na área.

“Participar no CPC é participar no principal evento de cardiologia em Portugal. É presenciar apresentações e discussões de líderes de opinião sobre as mais recentes abordagens no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas”, finaliza a presidente do CPC2021, cuja comissão organizadora inclui cardiologistas de reconhecido mérito científico e de todas as áreas de subespecialização da cardiologia. 

Um ano depois…
Editorial | Susete Simões
Um ano depois…

Corria o ano de 2020. A Primavera estava a desabrochar e os dias mais quentes e longos convidavam a passeios nos jardins e nos parques, a convívios e desportos ao ar livre. Mas quando ela, de facto, chegou, a vida estava em suspenso e tudo o que era básico e que tínhamos como garantido, tinha fugido. Vimos a Primavera através de vidros, os amigos e familiares pelos ecrãs. As ruas desertas, as mensagens nas varandas, as escolas e parques infantis silenciosos. Faz agora um ano.

Mais lidas