6ª edição de Genética na Medicina Geral e Familiar dedicado à Covid-19

O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto vai organizar uma edição especial do Curso de Genética na Medicina Geral e Familiar, no dia 7 de maio, que será inteiramente dedicado a questões relacionadas com a Covid-19.

Sob o mote “A Genética em tempos de Covid-19: qual o seu papel?”, esta 6ª edição tem o objetivo de atualizar os conhecimentos e competências em genética dos profissionais de saúde que trabalham nos cuidados primários.

Segundo o programa, divulgado pelo i3S, esta sessão online terá como temas “Testes covid, procedimentos de análise laboratorial, resultados e interpretação clínica”, “A genética do vírus: variantes genéticas sequenciação e epidemiologia”, “Suscetibilidade genética: pessoas e riscos” e “Vacinas RNA”.

O evento é particularmente dirigido a especialistas e médicos internos de Medicina Geral e Familiar, estando também aberto a médicos e internos de outras especialidades, bem como a outros profissionais de saúde.

Os palestrantes, todos investigadores do i3S, abordarão variadas questões relacionadas com os testes genéticos, os riscos e predisposições genéticas para a covid-19 e as vacinas.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas