GRESP lança “Guia prático de gestão da Asma nos CSP”

O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) lançou hoje o “Guia prático de gestão da Asma nos CSP”, para assinalar o Dia Mundial da Asma.

Em nota enviada, o coordenador do GRESP, Rui Costa, afirma que o grupo ambicionava ter um documento escrito elaborado de modo a “providenciar um resumo da informação científica presente nas mais recentes recomendações publicadas pela Global Initiave for Ashtma (GINA), adaptadas à realidade da prática clínica diária da Medicina Geral e Familiar Portuguesa”.

De acordo com Rui Costa, o objetivo da GRESP é que este documento seja útil para os médicos, “ao estabelecer um guia prático para a implementação de um programa tendente ao controlo eficaz da asma na prática clínica, de modo a otimizar os cuidados de saúde, evitar as agudizações e minimizar o impacto no estado de saúde e na qualidade de vida das pessoas com asma”.

Este guia, que conta com o apoio da GSK e é publicado pela Springer Healthcare Communications, foi criado em co-autoria por 11 clínicos que integram o GRESP.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas