A “VNI Domiciliária na Insuficiência Respiratória Crónica - Hot Topics” em debate no Jornal Médico
DATA
11/05/2021 09:13:46
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



A “VNI Domiciliária na Insuficiência Respiratória Crónica - Hot Topics” em debate no Jornal Médico

O Jornal Médico promove, no próximo dia 20, pelas 19h00, o webinar “VNI Domiciliária na Insuficiência Respiratória Crónica - Hot Topics”. Com o apoio da VitalAire, a sessão tem como objetivo analisar a jornada do doente crónico sob VNI (Ventilação Não Invasiva), desde o início da terapia até ao seu seguimento no domicílio. 

 

O webinar conta com o contributo de Marta Drummond, pneumologista, diretora do Centro de Responsabilidade Integrado - Sono e VNI do Centro Hospitalar e Universitário de São João, cuja intervenção se focará no tópico “VNI Domiciliária - Onde iniciar?”, um tema discutível a que se associaram os desafios e a necessidade de reorganização dos serviços devido à pandemia em curso. 

O tema tem continuidade com Carla Ribeiro, pneumologista, responsável pela Consulta de Ventilação Domiciliária Não Invasiva no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, que partilhará a sua perspetiva sobre “VNI Domiciliária – Follow Up”, trazendo a sua experiência no seguimento do doente sob VNI.

“Acompanhamento domiciliário”, por Natália Azevedo, fisioterapeuta VitalAire, Mestre em Fisioterapia, opção cardiorrespiratória, é o tópico que encerra este webinar, com a partilha da sua experiência e os desafios que o doente sob VNI poderá enfrentar no seu dia a dia e qual o papel do apoio domiciliário na melhoria da qualidade de vida destes doentes. 

Este webinar conta com a moderação de Alexandra Mineiro, pneumologista e Coordenadora da Comissão de Trabalho de Ventilação Domiciliária da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas