DGS apela à realização de testes ao VIH, hepatites e IST
DATA
14/05/2021 09:47:32
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




DGS apela à realização de testes ao VIH, hepatites e IST

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou à realização de testes à infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH), hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis (IST), lembrando que a pandemia da Covid-19 levou a uma diminuição dos despistes a nível mundial.

“A pandemia de Covid-19 afetou especialmente as populações mais vulneráveis. Os dados de 2020 revelaram um decréscimo no número de testes realizados à escala global. É, por isso, particularmente importante promover o acesso aos testes como um serviço de saúde essencial”, afirma a DGS em comunicado.

Os testes são gratuitos, seguros e confidenciais, e têm como objetivo promover a consciencialização sobre o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH, hepatites virais e IST e a eficácia da adesão ao tratamento.

Esta recomendação da DGS surge no âmbito da Semana Europeia do Teste de Primavera 2021, que decorre de 14 a 21 de maio, organizada pela EuroTest.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas