SARS-CoV-2: resultados de autotestes comunicados em plataforma eletrónica já disponível
DATA
21/05/2021 14:39:48
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



SARS-CoV-2: resultados de autotestes comunicados em plataforma eletrónica já disponível

Os resultados dos autotestes ao vírus SARS-CoV-2 podem, agora, ser reportados numa plataforma eletrónica. Os testes positivos e inconclusivos, que até aqui eram comunicados através da Linha SNS24, têm nesta plataforma uma via alternativa e digital.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) explica que todos os resultados dos testes rápidos de antigénio realizados pelos cidadãos passam também a ser comunicados às autoridades de saúde através do preenchimento de um formulário eletrónico, conforme nota enviada pelo INSA.

“A notificação destes resultados é importante para monitorizar a atividade nacional de testagem. Os indivíduos assintomáticos com resultado positivo ou inconclusivo devem privilegiar o reporte através de contacto telefónico ao SNS24”, refere a nota.

O INSA recorda que os autotestes “não se destinam a indivíduos sintomáticos ou com exposição conhecida a SARS-CoV-2”. E deixa um alerta “mesmo que estas pessoas venham a realizar o autoteste, devem contactar sempre o SNS24, independentemente do resultado”.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas