Angioedema hereditário: SPAIC apela ao INFARMED para facilitar acesso ao tratamento

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o apelo à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) para que o acesso ao tratamento dos doentes com angioedema hereditário seja facilitado.

“Atualmente existem novas opções terapêuticas in-label para a profilaxia a longo prazo dos doentes com angioedema hereditário, já disponibilizadas por rotina em vários países europeus e com importantes ganhos na redução do número de crises e ganhos significativos da qualidade de vida, amplamente demonstrados, quer nos ensaios clínicos, quer nos estudos de vida real.  Em Portugal, este medicamento está sob um programa de acesso precoce (PAP) desde 2020, mas com uma indicação muito mais restrita do que a indicação que consta no RCM do fármaco aprovado pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos)”, conforme alerta o presidente da SPAIC, em comunicado enviado, Manuel Branco Ferreira.

Manuel Branco Ferreira reforça que é inaceitável “a existência de qualquer disparidade não fundamentada e não justificada por motivos clínicos ou farmacológicos”. Por isso é fundamental que “os portugueses com esta doença rara possam ter acesso aos mesmos tratamentos eficazes e seguros que os outros cidadãos da União Europeia”.

Contextualizando o tema, o angioedema hereditário é uma patologia genética rara, estimando-se que, em Portugal, possa atingir cerca de 300 a 400 pessoas, já com mais de 230 pessoas identificadas. A doença manifesta-se pelo aparecimento de crises recorrentes de angioedema em várias áreas, sendo a face uma das mais frequentes.

A SPAIC tem contribuído para a disseminação do conhecimento médico e científico nesta área e para a implementação das melhores práticas.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas